Dirigentes do Novo e a pré-candidata Luísa Barreto se reuniram, nesta segunda-feira (22), com os secretários de Estado Marcelo Aro e Gustavo Valadares na sede do BDMG. O encontro, que se tratou de um almoço informal, teve como principal pauta a eleição em Belo Horizonte.
Enquanto o Novo ainda mantém, publicamente, a pré-candidatura de Luísa Barreto, Marcelo Aro ainda busca auxiliar a pré-candidatura de Carlos Viana (Podemos) na capital.
A ideia inicial de Aro seria levar o apoio do Novo, e de Zema, à candidatura de Viana, mas interlocutores do partido já apontaram que esse endosso é quase impossível. O grupo do secretário, agora, mira João Leite (PSDB) para a vice do senador licenciado, mas é outra construção muito difícil de acontecer – mais pela vontade de João Leite do que por outro tipo de empecilho.
Durante o almoço, a disputa por cadeiras na Câmara Municipal também foi assunto. O secretário de Casa Civil mostrou seus planos para manter e aumentar a chamada “Família Aro” na Casa – hoje com nove vereadores. Aro planeja aumentar o número de ‘parentes’ para 15. Já o Novo sonha em aumentar a bancada, atualmente de três, para cinco.
A propósito, como mostrou O Fator no início do ano, Marcelo Aro, irritado com a atuação e aproximação de Marcela Tropia e Braulio Lara junto a Gabriel Azevedo (MDB), até tinha um planejamento de lançar candidaturas nas bases dos dois vereadores para atrapalhar a reeleição de ambos. A questão, no entanto, parece ter sido resolvida depois que “bombeiros do governo” apagaram o incêndio.