O deputado federal Fred Costa será o líder do PRD na Câmara dos Deputados em 2026. O parlamentar foi reconduzido pelos correligionários nessa segunda-feira (12), pelo oitavo ano consecutivo, para ocupar o posto.
Além de liderar a bancada, Fred Costa é também o presidente da federação entre o PRD e o Solidariedade (SDD) em Minas.
As articulações mais recentes reforçam a posição do deputado como principal nome de seu partido no estado. Fred Costa terá papel central na montagem das chapas de candidatos de PRD e SDD a cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e no Congresso Nacional. A meta é eleger cinco deputados federais e até seis estaduais.
Na Câmara Federal, Pedro Aihara (PRD), Zé Silva (Solidariedade) e Weliton Prado (Solidariedade) têm carta de anuência para buscar novos partidos. Na Assembleia Legislativa, a reformulação será ainda mais ampla: os três deputados estaduais do PRD — Roberto Andrade, Doorgal Andrada e Doutor Paulo — serão liberados, assim como Professor Wendel, único representante do Solidariedade na ALMG. Wendel está de malas prontas para o PSD.
Já na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o vereador Diego Sanches (Solidariedade) também deixará o partido. Rudson Paixão (Solidariedade) e Dra. Michelly Siqueira (PRD) são pré-candidatos a deputado federal, enquanto Wanderley Porto (PRD) disputará uma vaga na ALMG.