Um dia após a decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB), de abrir o calendário de inscrições para o posto deixado pelo ex-conselheiro José Alves Viana, as articulações em defesa da indicação do deputado Alencar da Silveira Jr (PDT) para a primeira vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) esbarram em apenas um “adversário”. O deputado Sargento Rodrigues (PL) ainda busca viabilizar seu nome para a disputa.
Internamente, a iniciativa de Rodrigues é vista como parte de uma estratégia para que o deputado não concorra à reeleição em 2026, temendo um possível fracasso eleitoral.
Conforme antecipado por O Fator, os deputados Thiago Cota (PDT), Ione Pinheiro e Arnaldo Silva, ambos do União Brasil, Ulysses Gomes (PT) e Tito Torres (PSD) abriram mão de suas candidaturas em favor de Alencar. Nos bastidores da Casa, o pedetista segue como favorito mesmo em caso de disputa com Rodrigues.
As inscrições para as candidaturas estarão abertas entre os dias 26 de junho e 9 de julho. A expectativa é que a votação ocorra antes do recesso parlamentar de julho.