O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), aproveitará uma viagem a Brasília (DF) nesta terça-feira (20), por ocasião da Marcha Nacional dos Prefeitos, para fazer uma escala em São Paulo (SP). Na capital paulista, Damião se encontrará com o homólogo Ricardo Nunes (MDB).
Nunes apresentará ao prefeito de BH o “Smart Sampa”, sistema de monitoramento por vídeo implantado pelo Executivo Paulistano para contribuir com a prevenção de crimes.
Na capital federal, além da ida à marcha organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Damião será recebido pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio de Oliveira Galvão. Na pauta, os próximos passos do governo federal para a municipalização do Anel Rodoviário e as desapropriações que deverão ser feitas pela União por causa da duplicação da BR-381.
O prefeito de Belo Horizonte também tem audiência marcada com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes. Em dezembro de 2024, a Câmara Municipal aprovou um projeto enviado pelo Executivo que autorizou a contratação de operações de créditos de até R$ 1 bilhão, junto ao banco.
O contrato prevê investimentos em ações definidas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), com uma subdivisão de direcionamento dos recursos para cinco eixos: moradia, mobilidade, saneamento, Pampulha e áreas de risco.