O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai aproveitar uma viagem a São Paulo (SP) para se reunir, nesta quinta-feira (5), com o economista Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central.
Será o segundo encontro de Zema com um economista de pensamento liberal nesta semana. Na terça-feira (3), o governador teve agenda com Alex Schwartsman, ex-diretor do BC e sócio da Pinnotti & Schwartsman Associados
Meirelles e Schwartsman, aliás, trabalharam juntos no Banco Central. O ex-ministro, cabe lembrar, disputou a Presidência da República em 2018 pelo MDB.
Agora, quem mira o Palácio do Planalto é Zema, pré-candidato pelo Novo. O governador de Minas “escolheu” São Paulo como sede de reuniões sobre assuntos econômicos. Neste ano, além das agendas com Meirelles e Schwartsman, ele já esteve com Ana Paula Vescovi, ex-secretária do Tesouro Nacional e secretária-executiva do Ministério da Fazenda durante o governo de Michel Temer. A audiência com Vescovi aconteceu em abril.
Os encontros têm sido notados por observadores políticos como parte de uma estratégia de aproximação com setores da centro-direita e direita liberal, em prol da montagem de alianças para a disputa presidencial de 2026. Temer chegou a aconselhar Zema a liderar uma coalizão de partidos desse espectro, incluindo MDB, União Brasil, Novo e correntes do PSDB.
