O mineiro mais ‘paparicado’ no ‘Gilmarpalooza’, em Lisboa

Evento é realizado anualmente em Portugal e reúne nomes relevantes da política, Judiciário e do mercado brasileiro
A edição de 2025 tem como tema “O Mundo em Transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”. Foto: Jefferson D. Modesto/Divulgação

O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, João Paulo Menna, foi eleito, ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, o mineiro mais “paparicado” durante o Fórum de Lisboa, chamado de “Gilmarpalooza” nos bastidores dos Poderes.

O evento, promovido na Universidade de Lisboa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, por meio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual é sócio, reuniu autoridades brasileiras, dirigentes de estatais, políticos, empresários e representantes do setor de infraestrutura.

Menna assumiu a secretaria de Meio Ambiente em maio deste ano, após indicação do União Brasil. Entre 2022 e 2025, atuou como diretor de Relações Institucionais da Cemig. No fórum, segundo interlocutores, Menna transitou de mesa a mesa conversando com com grandes players do mercado, especialmente do segmento de infraestrutura, além de autoridades do Judiciário e do Congresso.

O Fórum de Lisboa é organizado anualmente e já se consolidou como um dos principais pontos de encontro do poder público e privado brasileiro fora do país, transferindo temporariamente parte do centro político de Brasília para a capital portuguesa. A edição de 2025 tem como tema “O Mundo em Transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, promovendo debates sobre modernização institucional, mudanças tecnológicas e sustentabilidade.

Além de Menna, a delegação mineira no evento inclui ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), políticos, lobistas, empresários e dirigentes de estatais.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse