Uma articulação feita por lideranças da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tenta emplacar o deputado estadual Alencar da Silveira Jr (PDT) como candidato único à primeira das três vagas abertas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
Pelo que O Fator apurou, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), já teria sinalizado concordar com a movimentação, a fim de evitar que a Casa crie um ambiente bélico por conta da disputa – a indicação, inclusive, ainda não foi colocada em votação justamente pela falta de consenso entre os parlamentares.
Apesar do aval à articulação, Tadeu nunca se posicionou publicamente sobre apoiar ou não algum dos candidatos à Corte.
Deputado há oito mandatos consecutivos, Alencar tem sido defendido por colegas como um nome de interesse ao Legislativo mineiro no TCE-MG – principalmente por ser considerado um defensor dos parlamentares.
Outro ponto que tem sido defendido em prol de um consenso por Alencar é a idade do deputado. Hoje com 63 anos, ele é o candidato interno que mais se aproximaria da idade máxima para se aposentar no TCE, de 75 anos. Ou seja: a vaga estaria novamente aberta em menos tempo do que no caso dos colegas.
Além de Alencar e Ione Pinheiro, já sinalizaram movimentações pelas cadeiras no TCE os deputados Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT), Gustavo Valadares (PMN), Sargento Rodrigues (PL) e Arnaldo Silva (União Brasil).
Duas vagas no TCE estão abertas desde 2024, com as aposentadorias de José Alves Viana e Wanderley Ávila. A terceira ficou livre em abril deste ano, com Mauri Torres pendurando as chuteiras.