Recém-empossado para o segundo mandato como prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania) deu início às articulações para assumir um novo posto: o de presidente da Associação de Municípios da região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O pleito está previsto para acontecer na próxima semana, ainda sem data fechada.
João Marcelo tem feito contatos com os chefes dos Executivos das 34 cidades que fazem parte da Granbel. Além de pedir apoio à candidatura, ele tem feito articulações para definir a composição da diretoria da entidade, que tem outros quatro cargos.
Por ora, a tendência é que o prefeito de Nova Lima concorra em chapa única. O novo presidente da Granbel substituirá Ilce Rocha (PSDB), ex-prefeita de Vespasiano.
No ano passado, a Granbel encampou articulações para tentar convencer o governo de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa por uma revisão dos critérios de distribuição da fatia educacional do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Prefeituras da Região Metropolitana protestaram porque as regras não levam em conta o número de alunos matriculados nas redes locais de ensino — mas apenas indicadores ligados ao desempenho dos estudantes. No início do ano passado, representantes de cidades como Contagem, Betim e BH afirmaram que o critério prejudica redes municipais que possuem alto número de alunos. No fim de 2024, o caso chegou a ser tema de reunião entre prefeitos mineiros e a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).