Anunciados no fim de semana, durante reunião dos governadores dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), os primeiros estudos para a criação de um banco próprio de fomento às duas regiões devem ser apresentados no início do ano que vem. Segundo apurou O Fator, a meta é que as primeiras avaliações técnicas a respeito do Bancosud sejam levadas aos governadores na primeira reunião de 2025 do consórcio, prevista para acontecer em março.
As conversas sobre a criação do banco do Cosud compõem a lista de compromissos assumidos pelos governadores na carta que resume os debates da última edição do encontro do consórcio, em Florianópolis (SC).
A instituição financeira é vista como caminho para apoiar financeiramente ações de geração de empregos e de desenvolvimento sustentável.
Para a constituição do Bancosud, cada um dos sete estados do consórcio faria um aporte inicial. Se o projeto sair do papel, as ações da instituição serão fatiadas entre as unidades federativas.
A próxima reunião do Cosud acontecerá no Paraná. A presidência rotativa do bloco, por seu turno, agora ficará com o Rio de Janeiro.