O próximo passo dos debates sobre a criação do banco do Cosud

Estados do Sul e do Sudeste preparam estudos a respeito da criação de uma instituição financeira para fomentar geração de empregos
Foto mostra reunião do Cosud
Cosud promoveu encontro na semana passada, em Florianópolis (SC). Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Anunciados no fim de semana, durante reunião dos governadores dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), os primeiros estudos para a criação de um banco próprio de fomento às duas regiões devem ser apresentados no início do ano que vem. Segundo apurou O Fator, a meta é que as primeiras avaliações técnicas a respeito do Bancosud sejam levadas aos governadores na primeira reunião de 2025 do consórcio, prevista para acontecer em março.

As conversas sobre a criação do banco do Cosud compõem a lista de compromissos assumidos pelos governadores na carta que resume os debates da última edição do encontro do consórcio, em Florianópolis (SC). 

A instituição financeira é vista como caminho para apoiar financeiramente ações de geração de empregos e de desenvolvimento sustentável.

Para a constituição do Bancosud, cada um dos sete estados do consórcio faria um aporte inicial. Se o projeto sair do papel, as ações da instituição serão fatiadas entre as unidades federativas.

A próxima reunião do Cosud acontecerá no Paraná. A presidência rotativa do bloco, por seu turno, agora ficará com o Rio de Janeiro.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse