O que despertou o interesse da francesa Vinci no leilão da BR-040

Empresa ofereceu desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio da rodovia e arrematou trecho entre BH e cidade goiana
Caminhões trafegam pela BR-040
Artemig tramita na ALMG e focaria na gestão de concessões de rodovias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Vinci Highways, subsidiária do grupo francês Vinci, venceu, nesta quinta-feira (26), o leilão da BR-040, com um desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio. A concessão, conhecida como Rota dos Cristais, liga Cristalina (GO) a Belo Horizonte em um trecho de 594 quilômetros (km).

O Fator apurou que o interesse da Vinci foi motivado, principalmente, pelo tráfego previsível – o número de veículos que trafegam pelo trecho. O Capex, sigla que corresponde ao investimento necessário em novas obras, também atraiu a empresa, uma vez que o número de intervenções necessárias é baixo em relação a outros projetos.

A rodovia recebe cerca de 70 mil veículos por dia, sendo 70% caminhões. A Vinci considerou o critério de tráfego previsível ao fazer proposta porque a rodovia já era operada com pedágio pela Invepar, que devolveu o trecho ao poder público, permitindo a relicitação.

A CCR, tradicional player do setor, ofereceu apenas 1,75% de desconto, mantendo a postura conservadora adotada em leilões recentes. O BTG Pactual, por sua vez, participou sozinho com um lance de 7,5% de desconto, demonstrando interesse em projetos rodoviários após ter perdido a disputa pelo Rodoanel de São Paulo. O banco tinha um acordo com a construtora Barbosa Mello para a execução das obras.

O consórcio formado pela gestora 4UM e Opportunity ofereceu 9,09% de desconto, ficando em segundo lugar.

Esta é a primeira concessão rodoviária conquistada diretamente pela Vinci no Brasil. A empresa já opera diversos aeroportos no país, incluindo o de Salvador, e recentemente adquiriu 55% da Entrevias, concessionária de rodovias em São Paulo, do banco Pátria.

O contrato tem duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 6,6 bilhões, além de custos operacionais de R$ 6,4 bilhões. Entre as melhorias previstas estão 342 km de faixas adicionais e 9,9 km de duplicação.

A BR-040 é considerada estratégica para o agronegócio, conectando o Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Antes, a concessão da BR-040 estava amparada em um trecho entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Brasília (DF). Depois, o governo federal optou por “fatiar” a gestão da via em três porções. O trecho entre Juiz de Fora e BH, por exemplo, teve a licitação vencida pela EPR. 

Com o fim da concorrência para o percurso BH-Cristalina, é preciso, ainda, promover o pregão do caminho entre a capital federal e a cidade goiana. O terceiro trecho será incluído em um projeto de concessão organizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a previsão de abarcar trechos que estão ao norte do Distrito Federal.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse