Mesmo tido como um caminho natural, o apoio do ex-pré-candidato Felipe Saliba (PRD) à candidatura do deputado federal Junio Amaral (PL) à Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ainda depende de alguns acertos. Saliba retirou sua pré-candidatura na quarta-feira (31), em um misto de cálculo político e de dificuldades econômicas para bancar a campanha.
Interlocutores do candidato do PL ouvidos por O Fator listaram que o principal impasse está na negociação do apoio à chapa de vereadores do PRD e no “abrigo” a algumas lideranças que estavam ao lado de Saliba.
“Apoio não se nega. Vamos conversar com as lideranças e com a chapa de vereadores, mas não temos condições de assumir os compromissos feitos pelo pré-candidato do PRD”, apontou uma fonte, ouvida sob reservas.
A convenção que formalizou a candidatura de Junio pelo PL aconteceu na noite dessa quinta-feira (1°). Embora a ata do encontro dos liberais não tenha oficializado o nome do vice, há um acordo para que o Novo fique com o posto.
Originalmente, o empresário e vice-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Márcio Bernardino, seria o companheiro de chapa de Junio Amaral. Bernardino, porém, optou por continuar no governo Assim, o Novo indicou um novo nome para a chapa de Amaral: o da enfermeira Flávia Faulstich.
À reportagem, Bernardino disse que, apesar da reconfiguração surpresa do quadro eleitoral em Contagem, não houve alteração nos termos do acordo PL-Novo.
“Outras conversas estão acontecendo, naturalmente. Mas ainda mantemos nossa indicação para composição da chapa do PL”, afirmou.
Saliba não compareceu à convenção do PL. Neste sábado (3), ele vai promover a convenção do PRD, quando vai homologar a chapa de vereadores e oficializar o apoio ao candidato do PL.
Além do apoio do PRD, Junio Amaral também abriu negociações com a Igreja do Evangelho Quadrangular, que vinha apoiando a candidatura de Saliba. As tratativas com a congregação acontecem separadamente das conversas com o ex-pré-candidato.