O que falta para Felipe Saliba declarar apoio a Junio Amaral em Contagem

Ex-pré-candidato do PRD desistiu da disputa nesta semana e pode caminhar ao lado de deputado federal do PL
O deputado federal Junio Amaral
Junio Amaral é o candidato do PL à Prefeitura de Contagem. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Mesmo tido como um caminho natural, o apoio do ex-pré-candidato Felipe Saliba (PRD) à candidatura do deputado federal Junio Amaral (PL) à Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ainda depende de alguns acertos. Saliba retirou sua pré-candidatura na quarta-feira (31), em um misto de cálculo político e de dificuldades econômicas para bancar a campanha.

Interlocutores do candidato do PL ouvidos por O Fator listaram que o principal impasse está na negociação do apoio à chapa de vereadores do PRD e no “abrigo” a algumas lideranças que estavam ao lado de Saliba.

“Apoio não se nega. Vamos conversar com as lideranças e com a chapa de vereadores, mas não temos condições de assumir os compromissos feitos pelo pré-candidato do PRD”, apontou uma fonte, ouvida sob reservas.

A convenção que formalizou a candidatura de Junio pelo PL aconteceu na noite dessa quinta-feira (1°). Embora a ata do encontro dos liberais não tenha oficializado o nome do vice, há um acordo para que o Novo fique com o posto.

Originalmente, o empresário e vice-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Márcio Bernardino, seria o companheiro de chapa de Junio Amaral. Bernardino, porém, optou por continuar no governo Assim, o Novo indicou um novo nome para a chapa de Amaral: o da enfermeira Flávia Faulstich.

À reportagem, Bernardino disse que, apesar da reconfiguração surpresa do quadro eleitoral em Contagem, não houve alteração nos termos do acordo PL-Novo.

“Outras conversas estão acontecendo, naturalmente. Mas ainda mantemos nossa indicação para composição da chapa do PL”, afirmou.

Saliba não compareceu à convenção do PL. Neste sábado (3), ele vai promover a convenção do PRD, quando vai homologar a chapa de vereadores e oficializar o apoio ao candidato do PL.    

Além do apoio do PRD, Junio Amaral também abriu negociações com a Igreja do Evangelho Quadrangular, que vinha apoiando a candidatura de Saliba. As tratativas com a congregação acontecem separadamente das conversas com o ex-pré-candidato.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse