O que Michel Temer e Paulo Abi-Ackel conversaram sobre a eleição presidencial de 2026

Ex-presidente da República e presidente do PSDB de Minas Gerais se reuniram nesta terça-feira (20), em São Paulo (SP)
Paulo Abi-Ackel e Michel Temer
Paulo Abi-Ackel e Michel Temer se reuniram nesta terça-feira (20). Foto: Divulgação

O ex-presidente Michel Temer (MDB) recebeu, nesta terça-feira (20), o deputado federal e presidente do PSDB em Minas Gerais, Paulo Abi-Ackel, para uma conversa a respeito da conjuntura política nacional. No encontro, Temer e Abi-Ackel defenderam a necessidade da formação de uma coalizão de partidos ao centro para apresentar um candidato de consenso à Presidência da República no ano que vem.

A ideia de um candidato único ao centro vai ao encontro do que Abi-Ackel e outros dirigentes do PSDB vêm defendendo. O partido, aliás, está em vias de formalizar uma fusão com o Podemos.

Temer e o presidente do diretório tucano em Minas defendem que a plataforma política da candidatura presidencial ao centro político seja alicerçada em três pilares: estabilidade institucional, responsabilidade fiscal e retomada do crescimento econômico.

O leque de partidos almejados por Temer e Abi-Ackel ainda não definiu concretamente pré-candidatos para 2026. Á direita, há o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apesar de inelegível, não jogou a toalha e tenta se viabilizar. À esquerda, está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não bateu o martelo sobre disputar ou não a reeleição.

Recentemente, um dos nomes citados em uma eventual chapa presidencial liderada pelo PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite, deixou o partido. Leite rumou ao PSD, em um movimento que desencadeou críticas de nomes como o deputado federal tucano Aécio Neves (MG).

Leia também:

Ministério da Fazenda autoriza a assinatura do primeiro contrato de Minas no Propag

As exigências da Cemig para contratar 47 mil horas de auditoria sob sigilo de preço

Como falhas na gestão de cruzamentos ferroviários travam a economia de MG e causam mortes, segundo o TCU

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse