A indicação do nome do ex-presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, para assumir o comando do diretório do MDB de Belo Horizonte passa não só por 2028, mas também pelas eleições de 2026.
Pelo que O Fator apurou, o MDB tenta convencer Gabriel a ser candidato a deputado federal no ano que vem. O ex-vereador já declarou por algumas vezes ter planos diferentes, com o objetivo de se preparar para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2028. Gabriel disse a interlocutores que ainda resiste à ideia de concorrer à Câmara dos Deputados.
Nesta terça-feira (8), o ex-presidente da Câmara de BH está em Brasília para participar de reuniões – inclusive com o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP). O parlamentar de São Paulo diz não abrir mão da candidatura de Gabriel no ano que vem e defende a ideia de que, eleito deputado federal, ele se fortalece para ser candidato a prefeito pelo MDB em 2028.
Na direção nacional do MDB, o entendimento é que uma candidatura de Gabriel fortaleceria a chapa do partido na disputa por cadeiras na Câmara – atualmente, o partido só tem dois deputados mineiros: Newton Cardoso Júnior, presidente da legenda no estado, e Hercílio Coelho Diniz.
Nesta segunda-feira (7), o partido oficializou o registro de Gabriel como presidente do diretório da capital mineira. A articulação envolveu a participação de Gabriel em campanhas internas do partido e na formação de chapas de candidatos. Já o pedido pela candidatura em 2026 foi feito abertamente nos últimos dias.