O roteiro de Álvaro Damião em Lima e a sinergia com o prefeito anfitrião

Chefe do Executivo de BH aproveitou evento do BID para reforçar laços com a capital peruana, sobretudo no turismo gastronômico
Álvaro Damião e Rafael López Aliaga
Álvaro Damião e Rafael López Aliaga: aliança por voo direto BH-Lima. Foto: Divulgação

Para além da participação de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas, os dias do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, em Lima, foram marcados por visitas a pontos simbólicos do turismo da cidade e por intenso diálogo com o prefeito da capital peruana, Rafael López Aliaga 

Damião e Aliaga assinaram um acordo de cooperação técnica entre as duas cidades, mas o diálogo não ficou apenas no termo de intercâmbio. Segundo O Fator apurou, Aliaga se entusiasmou com um pedido que o prefeito de BH levou ao CEO da Latam em solo peruano, Emílio Rodrigues: a implantação de um voo direto entre a capital mineira e Lima.

O roteiro de Damião em Lima teve, além dos encontros oficiais, idas ao Astrid y Garçon, restaurante considerado um dos expoentes da culinária peruana.

A comitiva belo-horizontina passou, ainda, pelo sítio arqueológico Huaca Publlana. Cravadas em Miraflores, um dos distritos de Lima, as ruínas e pirâmides são símbolos dos povos que habitavam o território antes mesmo do surgimento do povo Inca. 

A organização do roteiro de Damião a BH teve a participação da pasta de Desenvolvimento Econômico. A secretária adjunta do setor, Chyara Sales Pereira, foi uma das responsáveis por eleger os locais visitados. O entendimento é que a visita serviu para ampliar as conexões entre as cidades — sobretudo no que tange ao turismo gastronômico.

Além de Damião, outro prefeito de Minas Gerais esteve em Lima para o evento do BID: João Marcelo Dieguez (Cidadania), de Nova Lima.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse