A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), recebeu, nessa segunda-feira (18), o deputado federal Rogério Correia (PT) para uma reunião em seu gabinete. Embora a reunião tenha servido, sobretudo, para o parlamentar acertar o envio de uma emenda parlamentar à área da saúde do município, o bate-papo também passou pela escolha do novo presidente do PT mineiro, prevista para acontecer em 2025.
Interlocutores a par do encontro ouvidos por O Fator disseram que Rogério sinalizou a intenção de obter o apoio de Marília a seu grupo na disputa interna. A prefeita, por sua vez, não se posicionou expressamente a respeito do tema
“Pragmatismo de parte a parte. Rogério não quer perder os votos que tem em Contagem e Marília não abre mão de emendas que a ajudem a governar melhor”, afirmou o interlocutor, sob reserva, ao comentar o encontro.
Foi o primeiro encontro entre eles após o término das eleições municipais, quando trocaram farpas publicamente. Na ocasião, Marília avaliou em uma entrevista que Rogério Correia, em sua candidatura à disputa de Belo Horizonte, não teve apenas “uma derrota eleitoral, mas uma derrota política”. A fala desagradou o deputado, que rebateu acusando-a de esconder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha.
A prefeita de Contagem, que não é ligada a nenhuma das correntes do partido, não é entusiasta da “disputa interna”. Apesar disso, já teceu críticas ao atual presidente do partido, o deputado estadual Cristiano Silveira.
Rogério é adversário do atual presidente do PT de Minas, que tentará a reeleição para o cargo.
Cristiano Silveira tem apoio dos grupos dos deputados federais Reginaldo Lopes, de quem é muito próximo, e Miguel Ângelo.
Para a nova disputa, Rogério busca o apoio de correntes que, historicamente, rivalizam com sua ala. Nacionalmente, o deputado integra o campo político Construindo um Novo Brasil, a CNB, que detém a maioria no diretório federal.
Oficialmente, a equipe de Rogério diz que o encontro tratou apenas de questões ligadas às emendas parlamentares.