A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sinalizou positivamente à ideia da Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a construção de uma ponte ligando duas avenidas centrais da cidade à BR-381. O aval à proposta foi dado nessa quarta-feira (21) pelo diretor-geral da agência, Guilherme Theo Sampaio, em reunião com o prefeito Paulo Bigodinho (Avante).
Acompanhado do presidente nacional do seu partido, o deputado federal Luis Tibé (MG), Bigodinho explicou a Sampaio que pretende incluir a obra de construção da ponte no rol de contrapartidas que a companhia logística VLI precisará cumprir para conseguir a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Santa Luzia abriga o Terminal Integrador da VLI, que opera como um centro avançado de clientes siderúrgicos para distribuição de cargas na grande Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, São Paulo e região Sul do Brasil. O terminal também recebe minério de ferro destinado ao abastecimento de usinas de siderurgia.
A ponte
A ponte pleiteada por Paulo Bigodinho está orçada em cerca de R$ 30 milhões. A expectativa é que a alça viária desafogue o trânsito em Santa Luzia, deslocando, para a nova via, os caminhões que passam pelo centro histórico da cidade.
O pontilhão teria cerca de 500 metros quadrados, conectando as Avenidas das Indústrias e Beira-Rio à BR-381.
