O conselheiro-substituto Hamilton Coelho vai assumir interinamente as funções de Cláudio Terrão no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Terrão se aposentou na semana passada e, até que tenha um sucessor definido, terá o gabinete liderado por Coelho. A escolha do suplente consta na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial de Contas.
A portaria que oficializa o substituto interino de Terrão é assinada pelo presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz.
O sucessor de Cláudio Terrão terá de ser indicado pelo Ministério Público de Contas (MPC). O processo de escolha do novo conselheiro pode ter uma etapa importante nesta semana, já que, nesta terça-feira (5), procuradores da instituição vão se reunir para debater o tema. O encontro foi convocado pelo procurador-geral do MPC, Marcílio Barenco.
Uma das cotadas para ocupar o assento de Terrão é a procuradora do MPC Cristina Andrade Melo.
Hamilton Coelho não será o único conselheiro-substituto a compor o corpo titular do TCE. Isso porque Licurgo Mourão ocupa interinamente as funções que eram do agora aposentado Wanderley Ávila. Telmo Passareli, também suplente, é outro conselheiro em exercício.
Além da indicação do MPC, o TCE terá três novos nomes em breve, indicados pela Assembleia. Além de Ávila, eles vão substituir José Alves Viana e Mauri Torres.
O páreo, que já conta com vários deputados, ganhou na semana passada o ingresso de Arnaldo Silva (União Brasil). Além dele, são cotados nomes como Alencar da Silveira Júnior (PDT), Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT) e Ione Pinheiro (União Brasil).