O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT), telefonou para o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a fim de conversar sobre a expansão do metrô de Belo Horizonte. A ligação foi provocada pela prefeita de Contagem, Marília Campos, durante almoço com Macêdo nessa segunda-feira (24). A prefeita reivindicou a instalação de duas novas estações do trem urbano em Contagem. A cidade, hoje, é atendida apenas pelo terminal do Eldorado..
Segundo O Fator apurou, Macêdo ficou satisfeito com o saldo da ligação para Renan Filho. O chefe da pasta de Transportes prometeu, inclusive, entrar em contato com a Metrô BH, concessionária que gere o modal ferroviário da Região Metropolitana.
Uma das novas estações pleiteadas por Marília, a Novo Eldorado, até começou a ser construída. A Metrô BH planeja a inauguração do terminal até o ano que vem. O futuro ponto de embarque e desembarque está cerca de 700 metros distante da Estação Eldorado.
A outra parada reivindicada pela Prefeitura de Contagem seria construída entre a Via Expressa e a avenida João César de Oliveira, na altura do Viaduto Beatriz.
Outro telefonema
O almoço entre Macêdo e Marília teve outro telefonema no cardápio: o ministro ligou para o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para destravar outro imbróglio contagense.
O embaraço está relacionado ao prédio onde funcionava a antiga unidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro JK. Como a edificação pertence à União, Macêdo pediu celeridade na conclusão de qualquer oferta do prédio para o uso da Prefeitura de Contagem. Entre as possibilidades, estão a celebração de nova cessão do edifício, a doação com encargos para o Executivo municipal ou o repasse gratuito do espaço.