O veto do PL de Minas à filiação de Eduardo Cunha

Ex-presidente da Câmara se prepara para candidatura a deputado por Minas, mas não terá apoio do partido bolsonarista
O ex-deputado Eduardo Cunha
Eduardo Cunha quer ser candidato a deputado por Minas. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Martelo batido: o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não vai se filiar ao PL de Minas Gerais para disputar o cargo de deputado federal em 2026.

Como já mostrou O Fator, Cunha pretende se candidatar pelo estado e tenta construir laços com os mineiros, mas não conseguiu ganhar as graças de lideranças do partido bolsonarista no estado.

Em 2024, ao receber o aval de outras lideranças pela estratégia de se candidatar por Minas, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, havia sinalizado ao ex-presidente da Câmara que poderia contar com o partido para a aventura. A possibilidade irritou outros nomes do PL mineiro, como o do deputado federal Nikolas Ferreira, que não gostaria de contar com Cunha como um parceiro na chapa de candidatos à Câmara.

Na semana passada, o presidente do PL mineiro, o deputado federal Domingos Sávio, chegou a se reunir com Valdemar para tratar da questão. Alegou, no encontro, que a insatisfação com a possibilidade da filiação de Cunha não era somente de Nikolas, mas de boa parte da Executiva do partido estadual. Valdemar sinalizou que o partido, então, não precisa abrigar o ex-deputado.

Morando na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, Cunha tem atuado para se cacifar. Montou um planejamento para atuar em rádios, principalmente no interior, e tem organizado reuniões com lideranças de igrejas evangélicas para preparar sua candidatura.

Um dos focos de atuação de Cunha é Uberaba, no Triângulo. Por lá, ele trabalha para lançar uma filial da “Rádio Maravilha”, estação gospel que sua família mantém no Rio de Janeiro.

Leia também:

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

A cidade mineira que terá de cobrir rombo previdenciário causado por investimento no Master

Por que Minas vai receber R$ 30 milhões de pacote federal para enfrentamento a desastres climáticos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse