Oposição a Zema pode votar em bloco na disputa pelo Tribunal de Contas

Líder da oposição, Ulysses Gomes (PT) é um dos nomes no páreo por vagas abertas na Corte de Contas
O deputado estadual Ulysses Gomes
O deputado estadual Ulysses Gomes. Foto: Alexandre Netto/ALMG

Formado por 20 deputados estaduais, o bloco de oposição ao governador Romeu Zema (Novo) pode votar em bloco na candidatura de Ulysses Gomes (PT) ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) caso o nome dele conste nas opções disponíveis para votação. Líder dos oposicionistas, Ulysses é, neste momento, um dos parlamentares considerados candidatos a uma das três vagas abertas na Corte.

Além do petista, estão no páreo nomes como Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ione Pinheiro (União Brasil) e Alencar da Silveira Júnior (União Brasil). Segundo apurou O Fator, o bloco de oposição a Zema vai mover articulações para que Ulysses fique com um dos assentos disponíveis no Tribunal.

Em outubro, Wanderley Ávila se despediu do TCE. Antes, José Alves Viana havia se aposentado. Mauri Torres, outro ex-deputado, também irá deixar a função de conselheiro de contas. Para substituí-los, a Assembleia Legislativa precisará indicar três deputados.

Quando voltarem do recesso, em fevereiro, os parlamentares terão de iniciar os trâmites para escolher os novos conselheiros. O rito começa com a definição de um prazo para a inscrição das candidaturas. Depois, uma comissão especial é formada para analisar os currículos de cada postulante — que precisam ser individualmente sabatinados. A etapa final, no plenário, é a votação.

O último deputado a ser indicado para o TCE foi Agostinho Patrus, que tomou posse no ano retrasado.

Leia também:

Vereador do PSD, partido de Fuad, assina resolução contra aumento de passagem em BH

Vereador nomeia prima como chefe de gabinete na Câmara de BH

Oposição a Zema pode votar em bloco na disputa pelo Tribunal de Contas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse