Seis políticos com mandato em Minas Gerais vão acompanhar a missão liderada pelo governador Romeu Zema (Novo) na China. O grupo, que conta com quatro deputados estaduais, um deputado federal e uma prefeita, viajou nesta quinta-feira (31). As agendas em Xangai compõem um périplo do governador que terá passagens, ainda, por Azerbaijão e Portugal.
Estarão com Zema no país asiático o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB), os deputados estaduais Carlos Henrique (Republicanos), Enes Cândido (Republicanos), Nayara Rocha (PP) e Zé Laviola (Novo). Ilce Rocha (PSDB), mãe de Nayara e prefeita de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também embarcou. Embora a comitiva de políticos já esteja em deslocamento, Zema ainda não viajou.
O governador, os parlamentares e Ilce Rocha vão participar de uma feira internacional entre os dias 4 e 8 de novembro. O evento é batizado de “China International Import Expo”, em inglês.
A reboque da feira, a ideia é que os deputados e a prefeita de Vespasiano batam ponto em um fórum de negócios entre Brasil e China e de um jantar com empresários locais. As duas atividades são organizadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo governo do estado.
A Fiemg, aliás, enviou convites à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Os cinco deputados que aceitaram o chamado vão ser utilizados como ponte para a atração de investimentos a suas bases eleitorais. O plano é reforçar a intenção de firmar compromissos com os chineses através da presença física de representantes políticos de diferentes regiões mineiras.
Segundo a Fiemg, os políticos que viajarão ao lado da comitiva empresarial vão arcar com os próprios custos em solo internacional. No ano passado, o governador também foi até a China em busca de investimentos estrangeiros.
As outras paradas da viagem de Zema, por sua vez, começam no dia 9, com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) no Azerbaijão. Já em Portugal, no dia 13, o governador se encontrará com grupos empresariais.