Os deputados e a prefeita que vão integrar a comitiva de Zema na China

Presença de políticos de diferentes regiões mineiras é aposta para fortalecer interesse do governo em aportes internacionais
Zema conversa com empresários chineses
No ano passado, Zema também liderou comitiva que esteve na China. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Seis políticos com mandato em Minas Gerais vão acompanhar a missão liderada pelo governador Romeu Zema (Novo) na China. O grupo, que conta com quatro deputados estaduais, um deputado federal e uma prefeita, viajou nesta quinta-feira (31). As agendas em Xangai compõem um périplo do governador que terá passagens, ainda, por Azerbaijão e Portugal.

Estarão com Zema no país asiático o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB), os deputados estaduais Carlos Henrique (Republicanos), Enes Cândido (Republicanos), Nayara Rocha (PP) e Zé Laviola (Novo). Ilce Rocha (PSDB), mãe de Nayara e prefeita de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também embarcou. Embora a comitiva de políticos já esteja em deslocamento, Zema ainda não viajou.

O governador, os parlamentares e Ilce Rocha vão participar de uma feira internacional entre os dias 4 e 8 de novembro. O evento é batizado de “China International Import Expo”, em inglês. 

A reboque da feira, a ideia é que os deputados e a prefeita de Vespasiano batam ponto em um fórum de negócios entre Brasil e China e de um jantar com empresários locais. As duas atividades são organizadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo governo do estado.

A Fiemg, aliás, enviou convites à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Os cinco deputados que aceitaram o chamado vão ser utilizados como ponte para a atração de investimentos a suas bases eleitorais. O plano é reforçar a intenção de firmar compromissos com os chineses através da presença física de representantes políticos de diferentes regiões mineiras.

Segundo a Fiemg, os políticos que viajarão ao lado da comitiva empresarial vão arcar com os próprios custos em solo internacional. No ano passado, o governador também foi até a China em busca de investimentos estrangeiros.

As outras paradas da viagem de Zema, por sua vez, começam no dia 9, com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) no Azerbaijão. Já em Portugal, no dia 13, o governador se encontrará com grupos empresariais.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse