Liderada pelo ex-deputado Gerardo Renault, a nova diretoria do Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg) reúne, nos conselhos deliberativo e fiscal, deputados estaduais e federais com mandato, ex-parlamentares e até mesmo a viúva de um antigo integrante da Assembleia Legislativa. A cúpula da entidade tomou posse na quinta-feira (20), durante cerimônia em Belo Horizonte.
O conselho deliberativo do Iplemg terá os deputados estaduais Adalclever Lopes (PSD) e Sargento Rodrigues (PL), com Antônio Carlos Arantes (PL), Gil Pereira (PSD), Hely Tarqüínio (PV), Duarte Bechir (PSD), Ulysses Gomes (PT) e Ione Pinheiro (União Brasil) como suplentes. Maria Emília Haddad, viúva do ex-deputado Emílio Haddad Filho, também é suplente.
Os deputados federais Eros Biondini (PL) e Weliton Prado (Solidariedade), além do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCodB), foram eleitos suplentes do conselho fiscal da entidade previdenciária. A entidade, cabe lembrar, administra as aposentadorias e pensões de ex-deputados estaduais e dependentes.
Na diretoria do Iplemg, além de Gerardo Renault, reeleito para o 19° mandato, estarão os ex-deputados Antônio Júlio (vice-presidente), Wander Borges (diretor financeiro) e Elaine Matozinhos (vice-diretora financeira).
O conselho deliberativo, por sua vez, terá ainda os ex-deputados Adelmo Leão, Célio Moreira, Celise Laviola, Dalmo Ribeiro Silva, Maria Tereza Laura, Mauro Lobo, Márcio Cangussu e Paulo Pettersen, todos como titulares. A lista de suplentes é engrossada pelo atual secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, pelo conselheiro de contas Mauri Torres e por Sebastião Helvécio, aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
Já o conselho fiscal terá como titulares um trio de ex-deputados: Anselmo José Domingos, Elbe Brandão e Márcio Cunha.