Um total de 23 dos 53 deputados federais por Minas assinaram o requerimento de CPMI do Banco Master, de autoria de Carlos Jordy (PL-RJ).
A lista foi enviada a O Fator pela assessoria de Jordy.
CPMI é uma CPI mista, misturando deputados e senadores.
No requerimento, apresentado em 23 de dezembro, Jordy escreveu que merecem investigação “[o]s contratos firmados entre o Banco Master e escritórios de advocacia ligados a familiares de autoridades públicas, notadamente o contrato celebrado com o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, cujo valor global estimado alcançaria até R$ 129 milhões”, como revelado pelo jornal O Globo.
Jordy também quer a investigação da “viagem realizada, em período sensível, pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, em aeronave privada, para assistir à final da Copa Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras, na qual também se encontrava o advogado Augusto Botelho, que atua na defesa do diretor de compliance do Banco Master, Luiz Antonio Bull, investigado pela Polícia Federal, deslocamento ocorrido poucos dias antes e em contexto próximo à decisão do referido Ministro de decretar sigilo na ação envolvendo o caso do Banco Master”.
A lista está com 256 assinaturas, entre senadores e deputados. Entre os senadores, constam as assinaturas de Cleitinho e Carlos Viana, mas não de Rodrigo Pacheco.
Os deputados federais por Minas que já assinaram são:
- Ana Paula Leão (PP-MG);
- Delegada Ione (Avante-MG);
- Delegado Marcelo Freitas (União-MG);
- Diego Andrade (PSD-MG);
- Domingos Sávio (PL-MG);
- Dr. Frederico (PRD-MG);
- Emidinho Madeira (PL-MG);
- Eros Biondini (PL-MG);
- Greyce Elias (Avante-MG);
- Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG);
- Junio Amaral (PL-MG);
- Lafayette de Andrada (Republicanos-MG);
- Lincoln Portela (PL-MG);
- Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG);
- Mauricio do Vôlei (PL-MG);
- Nikolas Ferreira (PL-MG);
- Pinheirinho (PP-MG);
- Rafael Simões (União-MG);
- Rosângela Reis (PL-MG);
- Samuel Viana (Republicanos-MG);
- Stefano Aguiar (PSD-MG);
- Weliton Prado (Solidariedade-MG);
- Zé Vitor (PL-MG).
Como mostramos, Cleitinho e Carlos Viana também assinaram, separadamente, o pedido de uma CPI do Master apenas no Senado.
Os requerimentos podem ser apreciados pelos presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre no mês que vem, com o fim do recesso parlamentar.
Leia mais:
Alvo da Sem Desconto, Weverton Rocha não assinou CPMI do INSS
Veja como votaram os deputados mineiros no PL da Dosimetria
Carlos Viana assinou CPMI do INSS 2 meses após leitura do requerimento