Os detalhes da reforma do ICBEU em BH

Projeto será concluído em 2025 e conta com novidades
Projeto do novo ICBEU, em BH. Foto: Divulgação.

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), fundado em 1966 em Belo Horizonte, será reformado. O espaço localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade foi tombado pela Fundação Municipal de Cultura e está de portas fechadas desde o início da pandemia.

A arquiteta Jô Vasconcellos é a responsável pelo projeto. O investimento é de R$ 10 milhões e será captado por meio da lei de incentivo à cultura e recursos privados. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2025.

Retomada

O presidente do Conselho Superior do ICBEU, Renato Werner, destaca a importância da retomada.

“É um espaço extraordinário em Belo Horizonte e não podemos deixar morrer. (…) Todos os espaços serão modernizados e estruturados para receber de portas abertas todos os belo-horizontinos”, comentou.

O novo espaço será administrado em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS). Uma das expectativas é retomar o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos em BH. 

Grade Curricular

Werner explica que o método de ensino promete ser inovador. As aulas serão ministradas em inglês. 

“O ICBEU vai promover oportunidades de desenvolver a língua da maneira que fizer mais sentido para cada um, seja tecnologia, games, música ou o que for”, afirma o presidente.

O local também contará com uma área gastronômica. O espaço promete trazer uma imersão estadunidense com pratos típicos brasileiros e designs inspirados no modelo americano.

Teatro

O teatro ICBEU está inoperante desde 2013 por ausência de reformas. O novo projeto também contempla a reestruturação do local, que conta com 245 lugares. 

“Será o mais moderno, tecnológico e aconchegante teatro de Belo Horizonte”, enfatiza Renato.

O espaço estará aberto para receber apresentações de música, dança, peças teatrais e filmes.

Leia também:

Minas abriu 14.356 vagas formais de emprego em agosto

Atingidos por barragem de Mariana não conseguiram entregar manifesto a Lula em posse da nova ministra dos Direitos Humanos

A visita de agentes do Gaeco à Gasmig

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse