Os detalhes da reforma do ICBEU em BH

Projeto será concluído em 2025 e conta com novidades
Projeto do novo ICBEU, em BH. Foto: Divulgação.

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), fundado em 1966 em Belo Horizonte, será reformado. O espaço localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade foi tombado pela Fundação Municipal de Cultura e está de portas fechadas desde o início da pandemia.

A arquiteta Jô Vasconcellos é a responsável pelo projeto. O investimento é de R$ 10 milhões e será captado por meio da lei de incentivo à cultura e recursos privados. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2025.

Retomada

O presidente do Conselho Superior do ICBEU, Renato Werner, destaca a importância da retomada.

“É um espaço extraordinário em Belo Horizonte e não podemos deixar morrer. (…) Todos os espaços serão modernizados e estruturados para receber de portas abertas todos os belo-horizontinos”, comentou.

O novo espaço será administrado em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS). Uma das expectativas é retomar o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos em BH. 

Grade Curricular

Werner explica que o método de ensino promete ser inovador. As aulas serão ministradas em inglês. 

“O ICBEU vai promover oportunidades de desenvolver a língua da maneira que fizer mais sentido para cada um, seja tecnologia, games, música ou o que for”, afirma o presidente.

O local também contará com uma área gastronômica. O espaço promete trazer uma imersão estadunidense com pratos típicos brasileiros e designs inspirados no modelo americano.

Teatro

O teatro ICBEU está inoperante desde 2013 por ausência de reformas. O novo projeto também contempla a reestruturação do local, que conta com 245 lugares. 

“Será o mais moderno, tecnológico e aconchegante teatro de Belo Horizonte”, enfatiza Renato.

O espaço estará aberto para receber apresentações de música, dança, peças teatrais e filmes.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse