A Polícia Federal (PF) identificou quatro listas de transmissão no WhatsApp do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usadas para o envio de links e notícias. Elas foram nomeadas como “deputados”, “senadores”, “outros” e “outros 2” e constam em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas duas primeiras listas aparecem parlamentares de direita em exercício de mandato. Nas demais, há contatos variados, entre eles familiares, artistas, influenciadores, médicos, empresários e até jogadores de futebol. Os mineiros não ficaram de fora, conforme levantamento feito por O Fator com base nos DDDs dos contatos.
Na lista de senadores, aparece Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG). Entre os deputados federais, constam Domingos Sávio, Eros Biondini, Junio Amaral, Lincoln Portela, Marcelo Álvaro Antônio, Mauricio do Vôlei, Nikolas Ferreira e Zé Vitor, todos do PL. Já entre os estaduais, foram citados Bruno Engler e Caporezzo, também filiados ao PL.
A lista de “outros” reúne nomes conhecidos em Minas Gerais, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; o vereador de Belo Horizonte Vile; o ex-deputado federal e atual assessor institucional da Copasa, Charlles Evangelista; o ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes; e o ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
A lista segue com o advogado Josino Correia Junior, de Teófilo Otoni, que presenteou Bolsonaro com pedras preciosas durante um comício em setembro de 2022; o ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira; e o major-brigadeiro Maurício Pazini Brandão, professor do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).
Nacionais
Outros nomes de destaque também aparecem nas listas, entre eles o cantor Amado Batista; o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet; o empresário Flávio Gurgel Rocha, dono das lojas Riachuelo; o ex-candidato à Presidência da República Padre Kelmon; o ex-jogador de futebol Felipe Melo; e o bispo Abner Ferreira.
Os lutadores Maurício Shogun, José Aldo e Renzo Gracie, assim como o cantor Luiz Ayrão, também estavam presentes na agenda de contatos de Bolsonaro.
Mineiros nas listas de transmissão de Bolsonaro
Deputados federais
- Junio Amaral (PL);
- Domingos Sávio (PL);
- Eros Biondini (PL);
- Lincoln Portela (PL);
- Marcelo Álvaro Antônio (PL);
- Maurício do Vôlei (PL);
- Nikolas Ferreira (PL);
- Zé Vitor (PL).
Deputados estaduais:
- Bruno Engler (PL);
- Cristiano Caporezzo (PL).
Senador
- Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Outros
- Charles Evangelista (PL), ex-deputado federal e assessor institucional da Copasa;
- Flávio Nogueira (Flávio Roscoe), presidente da Fiemg;
- Marcos Montes, ex-ministro da Agricultura;
- Odelmo Leão (PP), ex-prefeito de Uberlândia;
- Vile dos Santos (PL), vereador de Belo Horizonte;
- Josino Correia Júnior, advogado;
- Lincoln Ferreira, médico;
- Maurício Pazini Brandão, major-brigadeiro
- Bárbara – Te Atualizei, influenciadora digital.