Os motivos que fazem o PSB de Minas estudar uma mudança na presidência estadual

Mesmo se houver troca no comando do partido, Noraldino Júnior deverá permanecer nos quadros socialistas
O deputado Noraldino Júnior
Noraldino é o presidente do PSB em Minas. Foto: Luiz Santana/ALMG

O deputado estadual Noraldino Júnior pode dar lugar ao prefeito de Conceição do Mato Dentro (Região Central), Otacílio Neto, o Otacilinho, na presidência do PSB em Minas Gerais. A mudança no comando do partido tem sido avaliada internamente e, segundo apurou O Fator, é amparada no bom relacionamento de Otacílio com o prefeito do Recife (PE), João Campos, que assumirá o diretório nacional no meio do ano.

Noraldino, que preside o PSB mineiro desde 2023, assumiu recentemente a liderança de um dos blocos parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A avaliação é que o número de demandas ligadas à lideranças da coalizão, que conta com deputados estaduais da base do governador Romeu Zema (Novo), pode pesar para a mudança na presidência da sigla.

Mesmo que a troca de Noraldino por Otacílio se concretize, o deputado deverá permanecer no partido. Nos bastidores, a avaliação é que o parlamentar tem boa relação com o prefeito de Conceição do Mato Dentro.

Uma das ideias por trás da articulação que pode levar Otacílio ao posto de presidente do PSB mineiro é a de ampliar o número de prefeitos filiados ao partido. A posse no cargo facilitaria costuras que Otacílio já mantém no interior a fim de atrair chefes de Executivos municipais à sigla.

O PSB estadual, aliás, já recebeu de João Campos uma tarefa rumo a 2026: o prefeito do Recife deseja a eleição de ao menos dois candidatos a deputado federal por Minas no ano que vem.

‘Reviravolta’ em BH gera compasso de espera

Em outra frente, o PSB se prepara para reorganizar o comando da sigla em Belo Horizonte. A sindicalista Kátia Gaivoto assumiria a presidência municipal na terça-feira (25), durante um congresso de filiados, mas, de última hora, abortou a empreitada a fim de esperar a posse de João Campos no diretório nacional.

A avaliação é que Campos precisa assumir a presidência nacional para, posteriormente, fazer diagnósticos da atuação dos partidos nas capitais. A presidência do PSB em BH está vaga desde que o ex-vice-governador Paulo Brant migrou para o MDB.

Leia também:

Acordo com Porto Sudeste faz Itaminas ser sondada por Siderúrgicas e Traders chinesas, diz CEO

MPF pede suspensão de supressão vegetal da Tamisa na Serra do Curral e exige anuência prévia do Ibama

As provas contra Bolsonaro que Gonet não viu no caso do cartão de vacina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse