A pouco mais de um mês da eleição municipal, quatro postulantes ao cargo de vereador de Belo Horizonte renunciaram às candidaturas. A base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já considera Doutora Bruna Lopes (Cidadania), Ebim (Solidariedade), Jéssica Wolff (PL) e Roberto Amaral (PSB) como inaptos a concorrer.
Além dos quatro, um outro candidato foi declarado inapto: é Adão Soares dos Reis, do Novo, que morreu no último dia 3, ao tentar escapar de um incêndio em um prédio na Região Centro-Sul de BH.
Entre o quarteto que decidiu pela renúncia, Jéssica Wolff, por exemplo, informou à Justiça Eleitoral que a filha recém-nascida demanda cuidados especiais, como o uso contínuo de oxigênio.
“Diante dessa situação, minha prioridade é assegurar o bem-estar e a saúde de minha filha, razão pela qual estou impossibilitada de me ausentar de casa e, consequentemente, de dar continuidade à minha campanha eleitoral”, escreveu, em carta de renúncia.
Já Ebim, batizado Webson Robson da Silva, apontou “razões pessoais” para desistir da empreitada eleitoral. O mesmo motivo foi citado por Bruna Lopes.
Roberto Amaral, por sua vez, não citou, à Justiça Eleitoral, as circunstâncias que o levaram a recuar, mas disse que a renúncia é “espontânea, expressa e irrevogável”.