Três vereadores já foram indicados por seus partidos para comporem a Comissão Especial que vai estudar o novo contrato da Prefeitura de Belo Horizonte com as empresas de ônibus. Pedro Rousseff (PT), Pablo Almeida (PL) e Fernanda Altoé (Novo) são os nomes já confirmados por suas legendas – a Câmara de Belo Horizonte tem até sexta-feira (21) para publicar a composição do colegiado.
A criação da comissão foi aprovada em plenário na última sexta-feira (14). De acordo com o Regimento Interno da Casa, os componentes de cada comissão especial precisam ser definidos até cinco dias úteis após sua aprovação. O colegiado será composto por cinco membros titulares.
Reeleita para o seu segundo mandato em 2024, Fernanda Altoé integra a oposição ao prefeito Fuad Noman (PSD) desde sua primeira gestão à frente da Prefeitura. Pablo Almeida iniciou em janeiro deste ano seu primeiro mandato. O parlamentar se define como um ‘opositor independente’ do prefeito Fuad.
Também em seu primeiro mandato, Pedro Rousseff é o mais próximo da prefeitura entre os três vereadores indicados para a comissão, embora também não se classifique como base. Os petistas mantêm um diálogo permanente com a administração municipal, e devem indicar nomes para ocupar novos cargos no Executivo a partir de março.
O contrato com as concessionárias dos coletivos vence em 2028. No ano retrasado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) encontrou indícios de formação de cartel na formulação do atual acordo, datado de 2008. O caso, entretanto, acabou arquivado.