O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) na quinta-feira (12), para participar da entrega de máquinas agrícolas a municípios de Minas Gerais. Os equipamentos serão repassados à prefeitura no âmbito do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), idealizado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pacheco estará na solenidade ao lado de Lula. O martelo quanto à presença do chefe do Executivo na agenda já está batido.
A entrega do maquinário agrícola acontecerá na sede da CeasaMinas, em Contagem. Pelo que O Fator apurou, as prefeituras beneficiadas nesta etapa do Promaq vão receber 318 equipamentos, que, juntos, têm valor estimado em R$ 150 milhões.
A articulação para ter Lula no evento de entrega das máquinas começou ainda em abril, mês em que o petista passou pelo estado. À ocasião, ele esteve em Montes Claros, no Norte do de Minas.
Lá, ao lado de Pacheco, participou de um evento da Novo Nordisk, farmacêutica que fabrica medicamentos como o Ozempic. A empresa anunciou investimento de R$ 6,4 bilhões para expandir a fábrica que mantém na cidade.
Lula, cabe lembrar, já disse publicamente sobre o desejo de ter Pacheco como candidato ao governo mineiro em 2026, como opção ao atual vice, Mateus Simões (Novo).
Visita a Mariana
Também na quinta-feira, antes da passagem pela Grande BH, Lula irá a Mariana, na Região Central do estado. Na cidade, palco do rompimento da barragem de Fundão, em 2015, o presidente deve anunciar a extensão do rol de beneficiários dos programas de indenização pelo derramamento de lama.
A ideia é incluir no grupo de passíveis de receber o benefício atingidos que atuam com o garimpo no Rio Doce. O curso d’água foi comprometido pelos rejeitos que escorreram de Fundão.
