Ainda sem cravar uma candidatura ao governo de Minas Gerais no ano que vem, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem intensificado as agendas no interior do estado. Nesta quinta-feira (24), por exemplo, o parlamentar vai dividir o palco com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma visita a Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.
Pacheco é o nome preferido de Lula e de setores do PT para disputar o governo mineiro no ano que vem. A nova direção do partido, aliás, planeja uma conversa com o senador a fim de tentar convencê-lo a embarcar na empreitada.
Em Minas Novas, Lula e o ex-presidente do Congresso Nacional participarão de uma cerimônia de entrega de ações do governo federal nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.
Não será a primeira vez que a dupla estará junta em Minas neste ano. Em 12 de junho, Lula e Pacheco já haviam se encontrado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O presidente oficializou a entrega de máquinas agrícolas a municípios mineiros por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), idealizado pelo senador.
Em voo solo, Pacheco participou, alguns dias depois, da inauguração de uma nova ala do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, no Sul do estado.
No início deste mês, o senador divulgou uma nota em que retribui as demonstrações de apoio do presidente Lula e afirma não ter restrições a uma eventual aliança com o PT no ano que vem.
A manifestação foi lida por interlocutores políticos como uma sinalização de que o senador, mesmo sem se dizer pré-candidato à chefia do Executivo estadual, estará no páreo.