A decisão do vereador Edmar Branco (PCdoB) de mudar de lado e apoiar o candidato do governo para presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Bruno Miranda (PDT), já tem seu primeiro desdobramento. No Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (31), foi publicada a nomeação de Manuel Armesino Carlos como coordenador adjunto de Atendimento da Regional Nordeste.
Manuel Armesino integra a Executiva do PCdoB em Belo Horizonte e foi um dos coordenadores da campanha que levou Edmar Branco a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal. Foi na Regional Nordeste que Branco conquistou a maior parte dos 9.813 votos obtidos nas urnas.
Conforme antecipado por O Fator, a ocupação de espaços na Regional Nordeste foi o principal pleito apresentado pelos comunistas ao prefeito Fuad Noman (PSD) após apoiarem sua reeleição no segundo turno. No primeiro turno, o PCdoB esteve ao lado do deputado federal Rogério Correia (PT).
A nomeação do dirigente é o primeiro sinal oficial de reconciliação entre o governo Fuad e o vereador. Edmar Branco foi um dos 23 parlamentares eleitos presentes em um jantar organizado em outubro pelo secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), em apoio à candidatura de Juliano Lopes (Podemos) para a presidência da Câmara. Dois meses depois, entretanto, o comunista mudou de opinião e passou a endossar Bruno Miranda.