As articulações para que Paulo Lamac, ex-porta-voz da Rede Sustentabilidade em Minas Gerais e atual secretário de Relações Institucionais Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), assuma o cargo porta-voz nacional da legenda já estão em curso. O convite para que Lamac assuma a função veio dos atuais porta-vozes da Rede, Heloísa Helena e Wesley Diógenes.
Heloísa, inclusive, aproveitou a conferência estadual da legenda em Minas, no sábado (15), para tornar pública a proposta feita a Lamac. Na Rede, os porta-vozes – sempre um homem e uma mulher – exercem as funções que, nas outras agremiações, competem aos presidentes dos diretórios.
O congresso que definirá os integrantes da nova direção nacional da Rede vai acontecer entre os dias 11 e 13 de abril deste ano.
Embora tenha sido sondado nos últimos dias sobre sua disposição para a empreitada, Lamac explicou a O Fator que recebeu com surpresa a indicação pública feita por Heloísa.
“Fiquei muito honrado com a proposta. É uma tarefa grande”, disse.
Lamac desempenha um papel estratégico na legenda, como coordenador de comunicação da direção nacional da Rede. Recentemente, ele articulou a produção das inserções em rádio e TV do partido em todos os estados.
O trabalho no setor de comunicação do partido faz com que a hipótese de atuar na direção nacional não seja propiamente uma tarefa nova para o aliado do prefeito Fuad Noman (PSD).
“Este ano, a Rede tem feito um trabalho de mudança das suas direções estaduais. Esse é um desafio que motiva bastante”, afirmou.
Novo comando em Minas
A conferência estadual de sábado não foi apenas um palco para articulações. A nova direção estadual da legenda foi eleita, em um consenso entre os grupos da deputada estadual Ana Paula Siqueira e de Lamac, que disputam influência sobre a legenda.
Paulo Miranda — tido como braço-direito de Paulo Lamac — foi eleito porta-voz estadual da Rede, enquanto Ruth Perdigão acabou reconduzida ao cargo de porta-voz feminina da legenda.
A “torta de climão” que foi servida ficou por conta da presença de Fernando Oliveira, da Rede de São Paulo, que assinou, junto com outros epresentantes da sigla, uma representação disciplinar contra Heloísa Helena e Wesley Diógenes por suposto abuso de poder. O documento foi protocolado no dia 5 de fevereiro.
O episódio é mais um capítulo da tensão entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Heloísa Helena, que travam um embate pelo controle do partido.
Lamac, entretanto, minimizou as dissonâncias entre as duas alas da Rede.
“Vamos buscar um diálogo amplo. Hoje, eu componho um grupo muito próximo a Heloísa Helena, o que não quer dizer que não tenhamos as melhores relações com a ministra Marina Silva. Tenho um respeito histórico por ela. Desde que entrei na Rede, atuamos em todas as suas campanhas presidenciais, acompanhando-a em suas atividades no estado. Temos lados, mas temos uma construção com a Marina de mais de uma década”, pontuou.