PBH estuda nomes para substituir Dulim em secretaria ‘esvaziada’

Pasta de Assuntos Institucionais foi dividida e pode ser usada para agradar aliados
Prefeitura de BH reajuste contrato de publicidade (Foto: Divulgação/PBH)

O prefeito Fuad Noman (PSD) ainda estuda o nome que irá substituir Claudiney Dulim no comando da Secretaria de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte. Vaga desde a última quarta-feira (3/1), o comando da Pasta é considerado “primeiro escalão”, mas não possui a força de outras secretarias – principalmente pela falta de verba e limitação de atuação.

Originalmente criada e gerida por Adriana Branco, a Pasta comandava a relação da Prefeitura com outras instituições, bem como o orçamento de publicidade do Executivo municipal. Desde o início de 2023, contudo, foi informalmente desmembrada com o secretário-adjunto de Comunicação, José Luiz Borel, sendo o novo responsável pela “caneta” da publicidade.

A propósito, é bastante crível a efetivação de José Luiz no comando da Secretaria. Nessa hipótese, entretanto, Fuad perderia uma bom ativo para negociar e prestigiar aliados que buscam mais cargos na PBH.

Não deixaria de ser uma boa ideia entregar uma secretaria sem poder, para acalmar os ânimos de dirigentes partidários que buscam posições no Poder municipal. Para quem tem uma base de governo ainda tão instável, poderia “cair bem” oferecer o posto a vereadores insatisfeitos. Ao menos é essa a aposta de alguns. A ver.

Leia também:

MP denuncia prefeito acusado de beneficiar empresa em contratos de R$ 43 milhões

Federação PT-PV-PCdoB adia prazo para tomar decisão sobre candidaturas em grandes cidades

Movimentos sociais vão entregar a vereadores PL por tarifa zero nos ônibus em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse