Durante os próximos dois dias, O Fator irá reproduzir os detalhes e cenários extraídos da pesquisa O Fator/Instituto Ver, realizada entre os dias 2 e 4 de julho e que captou o momento eleitoral de Belo Horizonte.
A pesquisa, contratada por O Fator junto ao reconhecido Instituto Ver, mostra como estão pensando os eleitores da capital não só sobre os candidatos a prefeito, mas também sobre suas opiniões quanto aos principais problemas da cidade e também se aprovam ou não as gestões em BH, em Minas e a nível federal.
Uma novidade que a pesquisa trará é o efeito do anúncio do prefeito Fuad Noman (PSD) de que realiza um tratamento de saúde – e como isso teve efeito no eleitorado. “Ao tomarmos conhecimento da declaração, realizamos o que se chama de oversampling, que significa a o processo de realizar uma nova amostra utilizando os mesmos critérios de seleção e continuamos o trabalho de campo. Isso nos permitiu inferir o efeito causal da declaração, ou seja, avaliar o impacto real dela em certos pontos de interesse. Isso foi possível porque tínhamos medidas diretamente antes e depois da declaração, com baixa probabilidade de qualquer outro evento político influenciar massivamente a percepção do eleitorado de Belo Horizonte”, explica o analista do Instituto Ver, João Cardoso Camargos.
Essa é a primeira de uma série de outra pesquisas que O Fator irá promover e divulgar ao longo da pré-campanha e campanha em Belo Horizonte. Também estão previstas pesquisas com a disputa eleitoral em outras cidades da Região Metropolitana de BH.
Veja as matérias:
Tramonte lidera intenções estimuladas de voto em BH, mostra pesquisa O Fator/Ver
Eleição em BH: Fuad é o mais citado em pesquisa espontânea
A pesquisa O Fator/Instituto Ver foi contratada pela Fator Comunicação Ltda. Os dados foram coletados de 2 a 4 de julho, em 972 entrevistas com moradores de Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais e para menos, e intervalo de confiança é de 95%. O levantamento pode ser encontrado na base de dados da Justiça Eleitoral sob o código TRE MG-02358/2024.