Planalto vai convidar Putin para BRICS no Brasil

Presidente da Rússia tem mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra
Dilma e Vladimir Putin
Dilma, presidente do banco dos BRICS, com Putin em 2024: convite. Foto: Vladimir Smirnov/TASS

O governo brasileiro pretende convidar Vladimir Putin para a cúpula dos BRICS, disse a Secom do Planalto a O Fator nesta sexta (10).

“A cúpula será em julho, sem data ainda definida e todos os líderes são convidados pelas presidências de turno”, disse a Secom, em nota.

Lula cogitava convidar Putin para a cúpula do G20, realizada em novembro no Rio, o que acabou não acontecendo após muita pressão internacional.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual o Brasil é signatário, expediu mandado de prisão contra Putin em março de 2023 por deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia. É um crime de guerra, por isso sob jurisdição do TPI.

Putin faltou à cúpula dos BRICS em agosto de 2023, realizada na África do Sul. Sua ausência evitou o constrangimento de receber ordem de prisão lá, bem como um constrangimento internacional para a África do Sul se a ordem não fosse expedida. Putin também faltou à reunião do G20 no mesmo ano, realizada na Índia.

A cúpula dos BRICS em 2024 foi realizada em Kazan, na Rússia, e presidida por Putin. Lula não compareceu por ter sofrido acidente no banheiro do Alvorada pouco antes.

Durante o G20 de 2023, na Índia, Lula disse que Putin poderia vir ao Brasil e não seria preso; meses depois, dobrou a aposta e disse que Putin seria convidado.

Em março de 2024 o presidente da França, Emmanuel Macron, veio a Brasília. Em coletiva no Planalto, ele falou antes de Lula e disse que o G20 deveria chegar a um consenso antes de Putin ser convidado. Ele acrescentou que seria “um trabalho para a diplomacia brasileira” chegar a esse consenso.

Em outubro, Putin pôs fim ao assunto, dizendo que não iria ao G20 no Rio.

Leia também: Líder de Lula cita vigilância da China como exemplo em segurança pública

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse