Podemos registra uma candidata a vice em BH, mas Viana anuncia outro nome; entenda o caso

Partido foi à Justiça Eleitoral oficializar Renata Rosa na chapa do senador, que divulgou escolha de líder comunitária para a vaga
Kika da Serra, Carlos Viana e Fred Aisc.
Viana posou para foto ao lado de Kika da Serra e Fred Aisc, seu 'ex-vice'. Foto: Divulgação

A uma semana do limite para o registro das candidaturas que vão disputar à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Podemos vive uma espécie de guerra de versões. O partido enviou, à Justiça Eleitoral, documento oficializando a escolha da contadora Renata Rosa para concorrer a vice-prefeita na chapa do senador licenciado Carlos Viana, também filiado ao Podemos. Viana, porém, anunciou outra correligionária, Kika da Serra, como candidata a vice.

O imbróglio ganhou forma na tarde desta quinta-feira (8), quando a equipe de Viana passou a preparar o anúncio de Kika para o cargo. Como já mostrou O Fator, entretanto, a direção municipal do Podemos se reuniu na noite dessa quarta-feira (7) e bateu o martelo sobre a indicação de Rosa.

Aliados de Viana dizem que a direção municipal do Podemos, presidida por Rony Rinco Rodrigues, marido da deputada federal Nely Aquino, se precipitou ao pedir o registro da candidatura de Renata Rosa como vice. Interlocutores do senador ouvidos por O Fator garantem que a situação será revertida junto à Justiça Eleitoral e, assim, Kika da Serra poderá concorrer ao Executivo.

Segundo o entorno de Viana, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, teria dado aval à escolha de Kika para o posto.

Do outro lado, pessoas próximas a Nely e ao Podemos refutam as alegações do grupo de Viana e asseguram que a decisão sobre a indicação de Renata Rosa, além de já ter sido comunicada à Justiça Eleitoral, é irreversível. Há, ainda, quem garanta que Renata Abreu não irá tentar demover a direção local da agremiação sobre o nome indicado pela cúpula  para o posto de vice.

Ainda conforme interlocutores da direção do Podemos, a escolha de Renata Rosa foi tomada em acordo com dirigentes de Democracia Cristã (DC), PRTB e Mobiliza, que compõem a coligação encabeçada por Viana.

Os ‘três vices’ de Viana

O nome de Renata Rosa surgiu como opção para a vice de Viana no domingo (4), durante a convenção do Podemos. Antes, a ideia era lançar o empresário Fred Aisc, do DC, como parceiro do senador. Diante da dúvida entre Rosa e Aisc, os filiados à legenda decidiram entregar a tarefa de bater o martelo à Executiva municipal da sigla.

Kika, portanto, é o terceiro nome vinculado a Viana em menos de uma semana. Líder comunitária do Aglomerado da Serra, ela seria candidata a vereadora antes da reviravolta. Dois anos atrás, tentou vaga na Câmara dos Deputados pelo PDT

“Tanto a cidade quanto a coligação ‘Mãos à Obra’ só têm a ganhar com a vinda da Kika. Fred Aisc é uma pessoa que transita desde vilas e favelas ao empresariado e assume a coordenação geral da chapa que até então é a mais representativa em número de vereadores”, afirmou Viana, ao apontar Kika como sua escolhida para o cargo de vice.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse