As movimentações na disputa pela chefia do Ministério Público de Minas

Disputa pela sucessão de Jarbas Soares Jr. deve agitar bastidores do Ministério Público
Pelo menos quatro nomes já iniciaram movimentações pela eleição interna no MPMG. Foto: Divulgação/ALMG
Foto: Divulgação/ALMG

A sucessão de Jarbas Soares Jr. no comando da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas deve render uma agitada disputa interna no Ministério Público mineiro. O Fator apurou que pelo menos quatro nomes já se movimentam pela indicação: os procuradores de justiça Carlos André Mariani Bittencourt e Marcos Tofani Baia, e os promotores de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Paulo de Tarso Moraes Filho.

Jarbas ainda não decidiu quem apoiar, mas o ex-procurador-geral entre 2014 e 2016, Bittencourt, é o mais cotado para ser o candidato do grupo de situação. Ao longo dos últimos anos, o procurador atuou como o “número 2” do MPMG.

Os promotores Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Paulo de Tarso também surgem como opções de apoio para Jarbas. O primeiro, coordenador das promotorias de Meio Ambiente, é reconhecido por ter pacificado setores e tem boa aceitação dentro do governo estadual. O segundo, atual chefe de gabinete do procurador-geral, tem recebido acenos de apoio do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro.

Já o Procurador Marcos Tofani Baia é o candidato do grupo ligado à oposição a Jarbas Soares no MPMG e terá o apoio do ex-procurador-geral Antônio Sérgio Tonet.

A votação interna no MPMG vai ocorrer em novembro. Normalmente, ela ocorre para se formar uma lista tríplice que é levada ao governador. Então, o chefe do Executivo indica um dos nomes para o posto.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse