A sucessão de Jarbas Soares Jr. no comando da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas deve render uma agitada disputa interna no Ministério Público mineiro. O Fator apurou que pelo menos quatro nomes já se movimentam pela indicação: os procuradores de justiça Carlos André Mariani Bittencourt e Marcos Tofani Baia, e os promotores de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Paulo de Tarso Moraes Filho.
Jarbas ainda não decidiu quem apoiar, mas o ex-procurador-geral entre 2014 e 2016, Bittencourt, é o mais cotado para ser o candidato do grupo de situação. Ao longo dos últimos anos, o procurador atuou como o “número 2” do MPMG.
Os promotores Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Paulo de Tarso também surgem como opções de apoio para Jarbas. O primeiro, coordenador das promotorias de Meio Ambiente, é reconhecido por ter pacificado setores e tem boa aceitação dentro do governo estadual. O segundo, atual chefe de gabinete do procurador-geral, tem recebido acenos de apoio do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro.
Já o Procurador Marcos Tofani Baia é o candidato do grupo ligado à oposição a Jarbas Soares no MPMG e terá o apoio do ex-procurador-geral Antônio Sérgio Tonet.
A votação interna no MPMG vai ocorrer em novembro. Normalmente, ela ocorre para se formar uma lista tríplice que é levada ao governador. Então, o chefe do Executivo indica um dos nomes para o posto.