Gabinete de Engler aluga carro com locadora de Brasília gerida por ex-assessor de Bolsonaro

Deputado mineiro argumentou que empresa tem o melhor preço para a locação de veículos
Bruno Engler é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte e terá o apoio de Bolsonaro na campanha. Foto: Divulgação/ALMG
Bruno Engler é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte e terá o apoio de Bolsonaro na campanha. Foto: Divulgação/ALMG

O deputado estadual Bruno Engler (PL) optou por alugar o carro que atende seu gabinete com uma empresa de Brasília gerida por um ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o início de seu segundo mandato, Engler paga R$ 5 mil mensais, por meio da verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), à Novacar, locadora do ex-marinheiro Joel Novaes da Fonseca, que atuou como assessor do Palácio do Planalto durante a gestão Bolsonaro.

A O Fator, Engler afirmou que fez a escolha pela locadora por economia. “O preço que eles oferecem pro aluguel é melhor do que o das outras locadoras que olhamos. É só comparar aí com os outros, eu devo ser o que menos gasta com isso na verba indenizatória”, disse o parlamentar, que é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte.

Joel Fonseca se tornou administrador da Novacar no mesmo mês em que Engler passou a contratar a empresa para o aluguel do veículo, em fevereiro de 2023. Antes disso, a locadora passou pelos cuidados de outros militares reformados e, inclusive, de familiares do ex-assessor do Planalto.

O ex-militar da Marinha é um assessor fiel dos Bolsonaro há anos. Joel passou a atuar auxiliando Jair em 2015 e, até 2018, se revezou entre a assessoria parlamentar do patriarca da família e o gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em janeiro de 2019, foi nomeado assessor especial da Presidência da República.

Apesar de ser curioso que um deputado estadual de Minas alugue carro com uma locadora de Brasília – administrada por uma pessoa ligada a aliados do parlamentar – não há irregularidade na contratação.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse