O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos) cogita abrir mão da pré-candidatura ao Senado Federal para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A ideia é uma dobradinha com o primo, Luciano Pettersen, que deve concorrer à Câmara dos Deputados.
Também filiado ao Republicanos, Luciano é filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Carangola (Zona da Mata), Paulo Pettersen. A informação sobre a pré-candidatura dele à Câmara foi inicialmente publicada pelo jornal O Tempo.
Interlocutores do partido ouvidos pela reportagem dão como provável a candidatura de Euclydes a deputado estadual. O fim das negociações por uma disputa pelo Senado tem como fator chave os desdobramentos da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no final do ano passado.
Euclydes Pettersen está na mira das autoridades por ter vendido um avião a uma entidade ligada a irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a PF, o deputado é suspeito também de haver recebido ao menos R$ 14,7 milhões em propinas para fornecer proteção política a um esquema de fraudes no INSS. De acordo com as investigações, o parlamentar seria figura central para manter os desvios de recursos em funcionamento.
À época, Pettersen afirmou estar “à inteira disposição” das autoridades para prestar esclarecimentos.
“Reitero que toda operação representa, para alguns, um fim, e para outros, uma libertação. Já fui alvo de duas operações: em uma delas, fui absolvido, e na outra, o Judiciário sequer recebeu a denúncia, por falta de provas que comprovassem qualquer prática criminosa”, apontou.
“Deixo claro que apoio integralmente o trabalho das autoridades competentes e me coloco à inteira disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários. Acredito na justiça, na verdade e na importância das investigações sérias, conduzidas dentro da legalidade e com total transparência”, completou.
O Fator buscou contato com a assessoria de Euclydes Pettersen por informações sobre sua eventual candidatura a deputado estadual. O espaço está aberto.