Em um dos momentos mais “aquecidos” do debate entre candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nesta terça-feira (1º), realizado pela ‘Rádio Itatiaia’, Mauro Tramonte (Republicanos) ironizou Carlos Viana (Podemos) ao pontuar que Viana teria “tentado pegar o programa de televisão para ele”. A fala arrancou risadas dos presentes, e tem origem em uma articulação feita em julho, ainda no período pré-eleitoral.
“O senhor foi um grande apresentador, mas você queria pegar meu programa de televisão mas não conseguiu”, disse Tramonte.
Como O Fator mostrou na época, assessores políticos de Carlos Viana chegaram a se reunir com o coordenador da campanha de Mauro Tramonte, o ex-deputado Adalclever Lopes, para sondar uma construção. O que foi tentado, na ocasião, foi a desistência de Viana para apoiar Tramonte, em troca de um retorno do senador à apresentação do programa Balança Geral, da Record Minas, apresentado por Tramonte há anos.
Além de assumir a apresentação do programa, o acordo também passava pelo apoio do Republicanos à uma candidatura de Viana à Assembleia Legislativa e à reeleição do filho do senador, o deputado federal Samuel Viana, já filiado ao Republicanos.
As conversas ficaram próximas de um acerto, mas não avançaram por resistência, principalmente, da Record e da direção do Republicanos em Brasília.
Atualização: em contato com a reportagem, Viana negou ter solicitado a articulação e disse que, na realidade, a proposição teria partido do Republicanos, por meio de Gilberto Abramo. Viana disse ter recusado a ideia. O senador também negou que pensa em ser candidato a deputado estadual. “Vou firme para a minha reeleição ao Senado em 2026”, afirmou.