Prefeitura de Belo Horizonte abre licitação de R$ 212 milhões para locação de veículos

Executivo diz que aluguel é mais vantajoso que compra de automóveis e diz que negócio é essencial para serviços da cidade
Processo e investigação sobre o caso continuam. Foto: ALMG

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu um processo de licitação estimado em R$212 milhões para contratar serviços de locação de veículos, com motorista, combustível e manutenção inclusos. O objetivo, segundo o edital, é garantir o transporte contínuo de servidores e materiais para órgãos municipais, colocando fim a contratos emergenciais.

Segundo a prefeitura, a locação de frota é mais vantajosa que a aquisição própria, tanto em termos de custos como de gestão e manutenção.

O processo licitatório considera a contratação pelo menor preço global por grupo de veículos, em três grandes categorias: serviços leves, vans e caminhões.

De acordo com o edital, “a contratação é essencial para manter a prestação dos serviços públicos realizados pela Prefeitura e suas principais empresas, como BHTrans, Belotur, Prodabel e Urbel”.

A vigência inicial do contrato será de dois anos, podendo alcançar até 10 anos conforme a legislação federal vigente para serviços continuados. A prefeitura também exige que as empresas vencedoras apresentem garantias contratuais no valor de 5% do valor anual do contrato, com opções como seguro, fiança bancária, caução em dinheiro ou títulos da dívida pública.

Leia também:

O plano federal para fábrica de fertilizantes em Uberaba

Ano novo, novas esperanças

Por que o esporte brasileiro precisa da isenção olímpica

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse