O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, Josué Valadão, foi demitido nesta quarta-feira (2) pelo prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil). Além de Valadão, Genilson Zeferino, secretário de Segurança e Prevenção, também deve deixar o cargo.
A O Fator, Valadão disse já ter sido comunicado da demissão por Álvaro Damião. Genilson, por sua vez, tem reunião marcada com o chefe do Executivo para esta quarta. Interlocutores afirmaram à reportagem que o encontro deve selar a saída dele da função.
Valadão e Genilson compõem o grupo de secretários mais próximos do prefeito reeleito Fuad Noman (PSD), que morreu na semana passada.
A exoneração de Valadão deve ser publicada ainda essa semana no Diário Oficial do Município. Josué Valadão vinha ocupando cargos de confiança na Prefeitura de Belo Horizonte desde 2009, quando foi convidado para ingressar na gestão municipal pelo então prefeito Marcio Lacerda (PSB).
Um dos homens de confiança do prefeito Fuad Noman (PSD) em seu primeiro mandato, Valadão ocupou a chefia de diversas pastas na prefeitura, como a de Governo. Ele também foi Secretário de Obras.
Já Genilson Zeferino é servidor de carreira do Ministério da Educação (MEC). Ele liderava a pasta de Segurança desde a gestão de Alexandre Kalil (sem partido). Antes, atuou na Superintendência de Integração das Polícias Civil e Militar de Minas.
Mais cedo, Damião já havia oficializado a efetivação de Guilherme Daltro, seu ex-chefe de gabinete, como secretário de Governo. Daltro liderava a pasta interinamente desde janeiro.