A escolha de Lidiane Monteiro para ser secretária adjunta de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte fará o Executivo municipal escolher um novo nome para coordenar a Regional Barreiro. A função era de responsabilidade de Lidiane até quinta-feira (17), quando sua nomeação na pasta de Educação foi publicada.
Provisoriamente, os trabalhos da Regional Barreiro são liderados por Helton Damaceno, que trabalhava ao lado de Lidiane como coordenador adjunto da regional. Dois nomes são cotados para assumir o comando da administração do Barreiro. Um deles é o próprio Damasceno; o outro é Edvalth Rodrigues Pereira, que foi o chefe de gabinete de Anselmo José Domingos no período em que o ex-deputado estadual foi secretário municipal de Governo
Com uma população de 278.144 habitantes, segundo censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Barreiro é o berço político e principal reduto eleitoral de parlamentares como o presidente do Legislativo municipal, Juliano Lopes (Podemos), além dos vereadores Helton Junior e Helinho da Farmácia, ambos do PSD, Irlan Melo (Republicanos), Iza Lourença (Psol), Janaína Cardoso (União Brasil) e Wanderley Porto (PRD).
Sob reservas, vereadores ligados ao Barreiro afirmaram a O Fator que a melhor saída para o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) seria oficializar Helton Damaceno como administrador do Barreiro. “Entre os vereadores, ele é consenso”, afirmou um parlamentar.
Engenheiro civil de carreira da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) desde 2007, Damasceno foi nomeado em maio de 2024 coordenador adjunto da regional. É considerado por interlocutores da Câmara como um servidor de perfil técnico, que atende às demandas dos vereadores e tem bom diálogo com os moradores da região.
Apesar disso, segundo apurou O Fator, Edvalth Rodrigues Pereira vem se articulando para assumir o posto.
Anselmo Domingos, com quem Edvalth trabalhava, foi afastado do cargo de secretário de Governo no final de 2024 por divergências com o então vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, na condução da disputa pela presidência da Câmara. Com a exoneração de Anselmo, Edvalth também foi desligado da administração municipal.
Procurados pela reportagem, o secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, e o secretário municipal de Relações Institucionais, Paulo Lamac, não se pronunciaram sobre quando a prefeitura irá anunciar o novo coordenador da Regional Barreiro. Caso haja resposta, este texto será atualizado.