Presidente da Assembleia abre calendário para disputa pela primeira vaga aberta no TCE de Minas

Prazo será aberto nesta semana. Tendência é que a votação ocorra antes do recesso parlamentar
Fachada do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG)
O presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, será o responsável pela elaboração do documento. Foto: Divulgação/TCE

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), comunicou oficialmente aos parlamentares, nesta terça-feira (24), o calendário para a inscrição de candidaturas para a primeira vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). O posto em aberto era ocupado pelo ex-conselheiro José Alves Viana, que se aposentou em abril de 2024. Internamente, o candidato favorito para preencher a vaga é Alencar da Silveira Júnior (PDT).

As inscrições para as candidaturas estarão abertas entre os dias 26 de junho e 9 de julho. A tendência é que a votação ocorra antes mesmo do recesso parlamentar.

Conforme antecipou O Fator, as articulações em prol de Alencar avançaram nas últimas semanas. Deputado mais longevo da Assembleia, com oito mandatos consecutivos, o parlamentar tem sido citado por colegas como um nome de interesse ao Legislativo mineiro no TCE-MG – principalmente por ser considerado um defensor dos parlamentares.

Outro ponto em prol de um consenso por Alencar é a idade do deputado. Com 63 anos, o parlamentar é o postulante que mais se aproxima da idade máxima para se aposentar no TCE — 75 anos. Ou seja: a vaga estaria novamente aberta em menos tempo do que no caso da indicação de outro nome.

Além de Alencar e Ione Pinheiro, já sinalizaram movimentações pelas cadeiras no TCE os deputados Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT), Gustavo Valadares (PMN), Sargento Rodrigues (PL) e Arnaldo Silva (União Brasil).

Outras duas vagas cujo preenchimento é prerrogativa da Assembleia estão abertas. Os assentos eram ocupados por Wanderley Ávila e Mauri Torres. A disputa por essas duas cadeiras, entretanto, ainda não foi oficialmente iniciada.

Leia também:

A ausência notada no ato que oficializou aval para doação do Hospital de Divinópolis à União

Foragida pelos atos de 8 de janeiro é presa em Divinópolis quando ia ao mercado

TJMG manda para o STJ ação que questiona aumento salarial dos vereadores de Contagem

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse