Presidente da Gasmig é comunicado que deixará comando da estatal

Saída só deve ser oficializada na quinta-feira, após reunião do conselho da empresa
A Gasmig afirma que os investimentos serão financiados com recursos próprios e linhas de crédito, sem impacto nas tarifas cobradas dos consumidores. Foto: Divulgação
Mudanças à vista na empresa pública mineira. Foto: Divulgação

O presidente da Gasmig, Gilberto Valle Filho, foi comunicado na manhã desta segunda-feira (22) de que irá mesmo deixar o comando da estatal mineira. O recado foi enviado por membros da alta cúpula do governo de Minas.

Apesar de já ter sido avisado nesta segunda, a saída de Gilberto Valle Filho só deve ser oficializada na próxima quinta (25), durante reunião do Conselho de Administração da empresa. A propósito, o encontro do colegiado já foi adiado por duas vezes mas, pelo visto, agora vai mesmo acontecer.

O substituto na presidência da Gasmig será o administrador Carlos Camargo de Colon, que já integra os quadros da Gasmig: é membro do Conselho de Administração. Seu nome é uma indicação não só do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, como também de Marco Soligo, diretorda Cemig. Colon já presidiu a Sulgas, a “Gasmig gaúcha”.

Gilberto Valle Filho está a frente da Gasmig desde 2021, quando entrou no lugar de Pedro Magalhães Bifano. Sua provável saída passa, inclusive, pelo descontentamento que atores políticos tiveram quando Magalhães deixou a empresa. Uma ala do governo de Minas, no entanto, defendia a permanência do empresário.

Outro ponto crucial para a decisão da saída de Gilberto Valle Filho foram atritos com a Cemig. A estatal de energia é a principal acionista da Gasmig – tem 99,57%. O município de Belo Horizonte possui os 0,43% restantes.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse