Procuradoria-Geral do MPMG ganha reforço para lidar com ‘pacote’ Propag

Servidor técnico é conhecido por ser uma ‘enciclopédia legislativa’
De perfil técnico, ele já vinha desempenhando funções no MPMG. Foto: Agência Minas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) oficializou, nesta semana, a nomeação do técnico Ronaldo César Antunes de Oliveira para atuar junto ao gabinete da Procuradora-Geral Adjunta Administrativa, Iraídes de Oliveira Marques. A decisão, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, é vista nos bastidores como um movimento estratégico em um momento crucial para as finanças do estado.

Conhecido como uma verdadeira “enciclopédia legislativa”, Antunes é reconhecido por ter profundo conhecimento dos trâmites entre Executivo e Legislativo. De perfil técnico, ele já vinha desempenhando funções no MPMG, consolidando uma trajetória marcada pela competência e discrição.

A nomeação ocorre em meio à chegada, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dos projetos que viabilizam a entrada do estado no Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag) – principal aposta do governador Romeu Zema (Novo) para reorganizar as finanças mineiras. Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que Antunes era cobiçado por outros órgãos estaduais, especialmente por sua experiência no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

A trajetória de Antunes no serviço público é marcada por passagens em cargos estratégicos do Executivo estadual. Entre 2019 e 2023, ele atuou como secretário adjunto da Consultoria Técnico-Legislativa, onde trabalhou diretamente com o professor Márcio Luís de Oliveira, da UFMG, na análise dos atos normativos do governador.

Durante esse período, teve papel fundamental em dois projetos estruturantes para Minas Gerais: o RRF e a reforma da previdência estadual. Sua expertise na tramitação de projetos do Executivo na ALMG e a habilidade de articulação com parlamentares foram reconhecidas como diferenciais importantes para o sucesso dessas iniciativas.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse